Falta de tempo?
Você sabe aproveitar bem o tempo? Suas atividades diárias como ir trabalhar, estudar, os afazeres domésticos, os momentos de lazer, etc,… são realizadas conforme aparecem ou você faz um planejamento antes de iniciar cada uma delas?
Os terapeutas descrevem que pessoas que têm o hábito de dizer que não têm tempo são pessoas esperançosas negativamente. Porquê? Porque elas acham que conseguirão fazer o que está planejado para hoje, depois, amanhã, na próxima semana, ou quando sobrar um tempinho.
Pensar assim é pura ilusão. O tempo é agora! Você não usa o tempo passado e também não usa o tempo futuro, ele é útil agora. Então gaste bem seu tempo agora!
Use bem seu tempo. Sabe como? Programando seu cérebro para focar na atividade que está fazendo nesse momento e ciente dos benefícios que ela pode gerar.
Planejar o que fará a cada 1h durante o dia é uma boa maneira para ajustar seu cérebro a evitar perder tempo. O cérebro está programado para economizar energia. Portanto, atividades que você considera que têm mais dificuldade ele fará com que você tire o foco daquela atividade. O resultado é você fazer outra coisa, porque seu cérebro sinaliza que aquela atividade é mais difícil e a deixará para realizar mais tarde e assim vai deixando-a para depois e quando já não tem como protelar, você a fará com indisposição, praticamente sem qualidade e é claro sem gerar o potencial benefício que a atividade propõem.
Se você não programar sua mente ela te programa. Quando você não é dono da situação o resultado é desperdício de tempo.
Use bem seu tempo em qualquer atividade em que estiver fazendo. Para isso: a) mantenha o foco; b) se questione: Qual benefício que aquela atividade pode gera? c) O que você aprenderá com essa atividade?
Caso algumas dessas questões não sejam respondidas, reavalie o que está fazendo. Identifique o que está provocando você a desperdiçar seu tempo. Tente corrigir e replanejar de forma a ter resultados mais positivos.
Não esqueça, sempre que for iniciar uma atividade se questione antes qual beneficio e aprendizado aquela atividade gerará.
Você é aquilo que pensa e tem o direito de escolher. Escolha utilizar seu tempo ciente de ter foco no que está fazendo agora, no presente.
Gerencie seu tempo – elabore uma lista de atividades no período da manhã, tarde e noite.
Inicie suas atividades pelas mais urgentes ou mais difíceis. Seu cérebro ainda não gastou muita energia e a tendência é finalizar o que começou. Quando você inicia suas atividades da mais fácil para a mais difícil, ao chegar naquela que você tem mais dificuldade, seu cérebro acionará algum motivo para você desviar do seu propósito. Pronto, aqui provavelmente gerará perda de tempo, pois você se sentira cansado, indisposto e definirá que fará mais tarde aquela atividade. Seu cérebro mais uma vez ganho. E você só procrastinou, deixou o que fazer agora para depois. Perdeu tempo.
Tenha foco: celular, notificações, internet, tv, mantenha-os desligados e até distante de você enquanto executa as atividades.
Inicie uma atividade e finalize. Somente inicie a segunda quando a primeira estiver finalizada.
Evite fazer duas coisas ao mesmo tempo, uma delas ou as duas será finalizada, porém sem qualidade.