Sugestões de atividades de Reforço Escolar para os anos iniciais
Quando saboto a aprendizagem?
Segundo a última pesquisa do IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, em setembro de 2020 havia no Brasil 11 milhões de brasileiros analfabetos. O instituto define analfabeto pessoas que têm 15 anos ou mais e que ainda não sabem ler e escrever.
Você que é adolescente, adulto ou é da 3ª idade e que está ainda não sabe ler e escrever eu te faço algumas perguntas:
– Você já tentou voltar a estudar?
– Já aconteceu de você até se matricular em uma escolar mas acontece algo ou na família, ou no emprego ou na saúde e você parar os estudos?
– Já percebeu que quando você tem o objetivo de fazer algo que iria mudar a sua vida você inicia cheio de entusiasmado e em determinado momento ocorre algo e interrompe o objetivo?
Isso ocorre porque consciente ou não você está praticando a autossabotagem?
Você sabe o que é autossabotagem?
Vamos para mais uma porção de aprendizagem?
Vem comigo!
Olá, eu sou Enilda, e seja muito bem-vindo, muito bem-vinda ao nosso site MEINTERESSO – ISTO É BOM! MEINTERESSO – aqui eu escrevo sobre aprendizado próspero!
Na maioria das vezes não nos damos conta que nos autossabotamos.
A psicóloga Marisa Alves publicou em seu site que a autossabotagem ocorre dentre outros fatores por situações ocorridas na infância, por proceder através de padrões repetitivo: fazer sempre do mesmo jeito, ouvir ou falar sempre a mesma coisa, ter sentimentos ligados ao fracasso, ao não merecimento, etc.
Os autossabotadores são pessoas muito inteligentes. Têm ótimo caráter mas não se consideram merecedoras naquele momento de ter a graça de adquirir aquele objetivo, de dá prioridade no que querem porque valoriza mais ao outro do que a si mesmo.
A autossabotagem ocorre quando conscientes ou não criamos obstáculos, barreiras e desculpas quando estamos prestes a realizar algo que nos daria muita satisfação, que seria o sonho de nossas vidas. Um exemplo: você tem a vontade de voltar a estudar e sente que ao fazer isso iria lhe gerar muito felicidade mas se desvia do objetivo, deixando-o para finalizar depois, inicia outro objetivo e por fim não finaliza bem nenhum deles.
O Dr. Peter Liu também reforça que:
– Quem pratica a autossabotagem é porque a pessoa tem gravado em seu inconsciente que são as pessoas quem atrapalham o seu progresso, sua prosperidade.
– Se passa na mente do autossabotador que ele ainda não quer concretizar aquele objetivo – é obvio que ele não percebe isso.
O que fazer para não se autossabotar?
– Você ter firme em sua mente que você é responsável pelo seu sucesso.
– Sua prosperidade depende do quanto você realmente quer concretizar aquele objetivo.
– Decidir começar e terminar o seu objetivo, como por exemplo voltar a estudar, ter foco e comprometimento, superando os obstáculos que poderiam desviar do seu objetivo e finalmente terminar seus estudos.
– Se comprometer ardentemente com seu compromisso.
– Traçar metas e um planejamento das ações para alcançar aquele objetivo. Exemplo: estudar de segunda a sexta de tal hora a tal hora .
Mude sua postura! Se autovalorize reforçando mentalmente e verbalmente que você é merecedor de realizar, de concretizar esse objetivo. Que agora é a sua vez!
Não se autossabote: Desejou alcançar algo? Acredite. Trace metas. Coloque as estratégias traçadas em ação. Seja persistente. Esteja ciente de que só inicie outro objetivo quando finalizar o primeiro ou se desistir dele definitivamente.
E para você que está em processo de alfabetização deixo aqui abaixo na descrição desse conteúdo indicação de atividades de reforço escolar que podem te ajudar a potencializar a realização de seu sonho de aprender a ler e escrever.
Gratidão em assistir esse conteúdo,
Deixa seus comentários e sugestões.
Muita prosperidade e até o próximo conteúdo.
Agora Aprendo a Ler e Escrever com mais de 140 atividades de reforço escolar dos anos iniciais clique aqui
Vogais – clique aqui
Alfabeto – clique aqui
Sílabas Complexas – clique aqui