Qual a Relação Entre Marketing e Prosperidade?
Muitas pessoas não compreendem com clareza o conceito de marketing e a relação dele com a prosperidade.
Primeiro precisamos conhecer alguns conceitos sobre o marketing:
- Que marketing é um meio usado para oferecer produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores;
- Que é necessário definir o tipo de estratégia que será utilizada nas vendas, nas comunicações e no desenvolvimento do negócio.
- Que a finalidade é criar valor e satisfação para o cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes.
- Que o marketing está presente em praticamente todas as divulgações de conteúdo em mídias sociais (Facebook; Twitter; LinkedIn; Pinterest; Instagram; Youtube; entre outros).
A partir do momento que conhecemos os conceitos de marketing partimos para a ação. E é esta que gerará prosperidade!
Inicie definindo o tipo de marketing e as ações.
Saiba que há mais de 80 tipo de marketing. Citarei alguns:
– Marketing Digital – são as estratégias realizadas no ambiente online.
– Marketing offline – envolve ações que não utiliza a internet (telemarketing, anúncio em jornal ou revista não eletrônica, etc…).
– Outbound Marketing – empresas ou fornecedor de serviços utilizam meios que não seja a internet para conquistar novos clientes.
– Inbound Marketing – são estratégias para atrair o consumidor com conteúdo relevante.
– Marketing de Conteúdo – são conteúdos relevantes e valiosos oferecidos para um cliente ideal com característica específica que ao adquirir o produto gera uma percepção positiva da marca.
– Marketing de Performance – planeja, executa e avalia uma campanha, utilizando dados para tomada de decisões, otimizando investimento e gerando resultados prosperos.
– E-mail Marketing – tem o objetivo de enviar conteúdo e ou ofertas de venda de produtos digitais ou físicos através do e-mail.
– Marketing de Rede Social – Têm ambiente de relacionamento e podem oferecer plataforma de anuncios para alcançar o consumidor.
O importante é você está ciente que marketing não funciona sozinho. Deverá haver continuamente ações e colocar a mão na massa fazer para realizar seu objetivo e prosperar.
Os tipos de ações em marketing digital, que se forem bem planejadas e executadas alavancarão o sucesso de seu negócio:
- Criar ou crescer uma lista de e-mails enviando conteúdos personalizados e sequenciais planejadas
- Lista de transmissão via whatsApp
- Upgrade de conteúdo – material gratuito e que gera valor
- Tráfego direto – o cliente acessa seu conteúdo pelo link indicado por você
- Call to action – direcionar uma ação que o leitor deve fazer ao acessar seu conteúdo como por exemplo clicar em um botão, banner ou link, cadastrar um e-mail, etc
- Copywriting – é o uso das palavras chaves para se comunicar com seu público
- Banners – normalmente é utilizado para direcionar o leitor para uma página de venda
- Tráfego pago – pagar propaganda para divulgação de seu conteúdo e ou mídia que atua – exemplo: facebook Ads , Google Adwords
- Tráfego off-line – oferecer diferentes tipos de conteúdos através de outros meios que não seja mídia digital (internet)
- Prova social – depoimentos de clientes ou os resultados obtidos após realizar determinada ação.
A prosperidade é gerada a partir de ações e estas devem ser.
1 -Planejada:
a) Com metas – exemplo Atingir x por cento de acesso ao conteúdo
b) Estratégia – como fazer para obter a meta
c) Prazo – até qual data terá para atingir a meta desejada